Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de uma tonelada de cocaína apreendida no Porto. Seis pessoas detidas

A droga, com elevado grau de pureza, seria suficiente para a produção de mais 11.100.000 doses individuais, garante a PJ.

Mais de uma tonelada de cocaína apreendida no Porto. Seis pessoas detidas

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, apreendeu 1.110 Kg de cocaína no porto de Leixões e deteve seis pessoas.

A apreensão aconteceu depois de a Autoridade Aduaneira do porto de Leixões ter detetado a presença de elevada quantidade de cocaína dissimulada em carga, oriunda de um país sul-americano com destino a uma empresa nacional.

Segundo o comunicado da PJ, a ação policial decorreu esta terça-feira, dia 16, na região do Grande Porto, no seguimento da vigilância e monitorização da carga suspeita e dos responsáveis pela sua importação, "culminando com a abordagem do grupo criminoso suspeito, após rececionar e descarregar a carga transportada em contentor, destinada exclusivamente para ocultar o produto estupefaciente que veio a ser detetado e apreendido", pode ler-se.

Os seis detidos, todos homens, com idades compreendidas entre os 32 e os 48 anos, dois estrangeiros e os restantes nacionais, pelos indícios recolhidos, "terão efetuado importações similares, muito provavelmente ocultando, camuflado na carga, produto estupefaciente", refere a nota.

Um detido, cidadão estrangeiro, fundou a empresa em Portugal, destinatária da carga importada, há cerca de quatro anos, não sendo visível atividade empresarial associada ao seu objeto de negócio.

A droga, com "elevado grau de pureza", seria suficiente para a produção de mais 11.100.000 doses individuais, garante a PJ.

Para além do produto estupefaciente, foram apreendidos três automóveis, dinheiro em notas do BCE, USD e Reais, e diversos artigos relacionados com a atividade ilícita, que a PJ acredita constituírem "elementos de prova fundamentais ao prosseguimento das investigações".

Os seis detidos foram presentes às competentes Autoridades Judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação de adequadas medidas de coação, conclui a missiva. 

Leia Também: Detidos dez suspeitos de tráfico de droga no Porto e Vila do Conde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório