"Janela de oportunidade" para estabilizar fogo na Serra da Estrela

Comandante nacional de Emergência e Proteção Civil indicou, num ponto de situação feito esta tarde, que "é expectável que, durante a noite, o vento perca intensidade".

Comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes

© Getty Images

Marta Ferreira
16/08/2022 19:41 ‧ 16/08/2022 por Marta Ferreira

País

Incêndios

No ponto de situação feito esta terça-feira, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou que estavam no incêndio da Serra da Estrela, às 19h00, 1.295 operacionais, 400 veículos e 17 meios aéreos. 

Relativamente aos feridos nesta ocorrência, deu conta de um total de 63, dos quais 21 são ligeiros - nestes já se incluem os dois bombeiros feridos hoje num despiste perto de Sarzedo - três graves e 39 assistidos.

André Fernandes apontou ainda que duas casas foram afetadas, uma de primeira habitação e outra de segunda habitação, e a N18 foi cortada ao trânsito, tal como o Notícias ao Minuto já tinha noticiado esta tarde. Também houve corte de circulação a civis nas estradas municipais 619 e 501, na zona da Serra da Estrela.

O comandante nacional detalhou ainda a retirada de 45 pessoas para zonas de concentração e apoio à população. 

Relativamente à evolução do fogo, André Fernandes adiantou também que este continua "muito fragmentado, contudo é expectável que, durante a noite, o vento perca intensidade", abrindo, por isso, "uma janela de oportunidade" para os bombeiros conseguirem estabilizar o incêndio.  

Sobre as reativações, André Fernandes admite que a Proteção Civil não sabe se são tudo reativações, e "isso será investigado". 

Leia Também: Dois bombeiros feridos em despiste de autotanque em Sarzedo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas