Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Viana do Castelo. PSD denuncia uso de água para consumo humano em fábrica

O PSD denunciou o abastecimento de água tratada a uma multinacional instalada em Viana do Castelo, uma "situação pontual" disse hoje a Águas do Alto Minho, invocando "contaminações salinas na captação de água" da empresa.

Viana do Castelo. PSD denuncia uso de água para consumo humano em fábrica
Notícias ao Minuto

12:30 - 16/08/22 por Lusa

Política Viana do Castelo

Em comunicado enviado às redações, a distrital de Viana do Castelo do PSD adiantou ter tido "conhecimento que várias corporações de bombeiros estiveram a retirar água das bocas de incêndio do parque industrial de Lanheses, para abastecer uma grande unidade industrial do concelho de Viana do Castelo". 

A situação foi registada durante o fim de semana e na manhã de segunda-feira. 

"Essa água é tratada e, se assim for, se a AdAM tinha conhecimento da situação e por que razão se utilizou água tratada para consumo humano, num período de seca extrema, para uso industrial", questionou o PSD, acrescentando que "pelo menos cinco autotanques foram vistos a abastecer nas bocas de incêndio, vindos de corporações de Freamunde, Santo Tirso, Paredes de Coura e Caminha". 

A ser verdade, adiantou o PSD, trata-se de "uma situação grave", justificando que o país se encontra "num momento difícil de seca, em que a própria Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está a tomar providências para fazer face à situação". 

Esta água "poderia ser utilizada, por exemplo, para abastecer freguesias que venham a sofrer de quebras de fornecimento. Não podemos desperdiçar este bem", salienta o PSD. 

"Também, alegadamente, não houve medição de metros cúbicos da água fornecida e, assim sendo, é preciso saber se a empresa a não a obteve gratuitamente. Obviamente que não estamos contra a empresa que tem de suprir as suas necessidades para manter a sua atividade. Achamos é que poderia ter sido utilizada água não tratada para esse abastecimento e não usar água para consumo humano, como o que parece que aconteceu", salientou a distrital do PSD.

Na resposta, por escrito a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo explicou ter-lhe sido "solicitado pela empresa DS Smith Paper Viana, S.A. para complementar o fornecimento de água à sua instalação, em face da ocorrência de contaminações salinas na sua captação de água para fins industriais".

"Trata-se de uma situação pontual que se enquadra na missão da Águas do Alto Minho de contribuir para a criação de valor e para o desenvolvimento", sustenta a Águas do Alto Minho.

A "falha de abastecimento" da multinacional britânica que produz papel e embalagens em cartão "deve-se ao menor caudal existente na captação própria e às marés vivas que fazem com que a salinidade no rio se faça sentir até à captação existente".

"A Águas do Alto Minho fornece água a entidades públicas e privadas, entre elas consumidores domésticos e industriais em vários ramos de atividade. A água fornecida está a ser quantificada e será faturada nos termos e nas normais formalidades de cobrança e de acordo com o tarifário da Águas do Alto Minho", refere a empresa.

A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) - reprovaram a constituição daquela parceria.

Leia Também: Céu nublado e aguaceiros no Norte e Centro nos próximos dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório