Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Policia espanhola vai estar presente em Aveiro até 20 de agosto

Tal acontece no âmbito da cooperação internacional e através de parcerias estratégicas.

Policia espanhola vai estar presente em Aveiro até 20 de agosto
Notícias ao Minuto

19:00 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

País PSP

Aveiro recebe, pela primeira vez, de 13 a 20 de agosto de 2022, dois polícias do Cuerpo Nacional de Policia e dois polícias da Police Nationale, respetivamente. Estes polícias, numa ação conjunta com o efetivo do Comando Distrital de Aveiro, assumirão o reforço do policiamento na zona central e de maior concentração de turistas da cidade de Aveiro, proporcionando, assim, um ainda maior sentimento de segurança.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) implementou, na Páscoa de 2012, uma Operação de maior proximidade junto dos cidadãos estrangeiros de férias em Portugal, em particular os de nacionalidade espanhola.

No âmbito do Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira rubricado, à data, por Portugal e Espanha, a PSP convidou o Cuerpo Nacional de Policia (CNP) a destacar para Portugal um pequeno contingente policial, "com o intuito de promover a proximidade entre a PSP e os cidadãos espanhóis, auxiliando na comunicação e resolução de ocorrências com cidadãos que, na época da Páscoa, visitavam Portugal. Desde então, a cooperação com o CNP teve várias iniciativas, com deslocações de elementos da PSP a território espanhol e vice-versa", pode ler-se no comunicado da PSP. 

No âmbito da cooperação internacional e através de parcerias estratégicas, Portugal estabeleceu protocolos semelhantes com a França e a Itália, no sentido de permitir que elementos da Polizia di Stato (Itália) e a Police Nationale (França) se desloquem a Portugal para integrar ações de policiamento conjunto.

"Estes policiamentos conjuntos visam auxiliar o contacto entre os polícias portugueses e os muitos cidadãos de Espanha, França e Itália que visitem Portugal, dando apoio, assim, ao cumprimento da missão da PSP", refere a nota.

De igual forma, estas parcerias permitem que os polícias da PSP se desloquem aos referidos países, com a missão de apoiar as forças de segurança locais nas suas missões, bem como permitir que os cidadãos portugueses no estrangeiro tenham maior apoio e acompanhamento policial.

Leia Também: Menino de 9 anos morre atropelado em passadeira de Oeiras. Condutor fugiu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório