Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Faro, Caldas da Rainha e Almada sem urgências de pediatria este domingo

Também as urgências de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta estão encarradas. Neste hospital também urgências gerais estão limitadas, disse à Lusa fonte sindical.

Faro, Caldas da Rainha e Almada sem urgências de pediatria este domingo
Notícias ao Minuto

12:47 - 14/08/22 por Lusa

País Urgências

As urgências pediátricas de Faro e Caldas da Rainha estão encerradas este fim de semana, assim como as urgências obstétricas do Hospital Garcia de Orta, onde até as urgências gerais estão limitadas, disse à Lusa fonte sindical.

Segundo o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha, a falta de médicos provocou o encerramento das urgências pediátricas do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Oeste este fim de semana.

A urgência obstétrica e ginecológica do Hospital Garcia de Orta não recebe grávidas este fim de semana e até a urgência geral deste hospital está este domingo a sofrer constrangimentos, estando o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a enviar doentes para outras unidades, acrescentou Roque da Cunha.

O sindicalista destacou ainda o caso da urgência obstétrica do Hospital de Portalegre, onde disse haver uma médica que este fim de semana assegura 48 horas seguidas de urgência.

"É uma total irresponsabilidade", disse o clínico, sublinhando que "uma médica 48 horas seguidas a trabalhar não pode constituir uma escala".

Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, o bloco de partos e a urgência obstétrica e ginecológica do Hospital Garcia de Orta só funcionam este domingo entre as 08h e as a meia-noite depois de no sábado terem estado encerrados a partir das 08h.

Há ainda limitações no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, cuja urgência obstétrica só funcionou entre as 00:00 e as 08:00, e no Hospital Sousa Martins, na Guarda, que só tem urgência obstétrica das 00:00 às 09:00.

O portal prevê ainda que na segunda-feira o Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, tenha o bloco de partos fechado entre as 09:00 e as 21:00.

O presidente do SIM tem alertado que o problema do fecho de serviços de urgências vai agravar-se até ao final do ano, apelando ao Governo para acelerar o processo negocial com os sindicatos para mitigar a situação.

"Este ano está previsto que se reformem cerca de 500 médicos hospitalares e cerca de 400 médicos de família, portanto, sem o Ministério da Saúde encarar esse assunto de uma forma séria dificilmente isto é ultrapassado", disse este domingo à Lusa.

Roque da Cunha disse que após uma maratona negocial de sete horas no dia 26 de julho o SIM acertou uma proposta de protocolo de negociação, mas até agora o Ministério da Saúde não fez chegar ao sindicato a sua concordância com o plano e não há por isso data para iniciar a negociação.

O responsável acredita que, se houver acordo entre as partes no processo negocial, é possível travar a saída de médicos e atrair outros, mas lamentou "a lentidão" do Governo nas negociações.

Leia Também: Costa reconhece "problema" no SNS mas resposta não passa por reforço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório