Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Novo foco de incêndio na Serra da Estrela

Há registo de, pelo menos, três reacendimentos.

Novo foco de incêndio na Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

16:46 - 13/08/22 por Tomásia Sousa

País Incêndios

O fogo que lavra há uma semana na serra da Estrela, e que atingiu os distritos de Castelo Branco e da Guarda, registou esta tarde um novo foco de incêndio na localidade de Videmonte.

De acordo com a página da Proteção Civil, às 16h40 havia 1.382 bombeiros na frente do fogo em Castelo Branco, com o apoio de 409 viaturas e três meios aéreos. Já na Guarda estão quase uma centena de bombeiros e sete meios aéreos.

De acordo com a SIC Notícias há registo de, pelo menos, três reacendimentos.

O incêndio tinha sido dado como dominado pelas 23h30 de sexta-feira, mas as temperaturas elevadas e o vento fizeram surgir os primeiros reacendimentos.

O incêndio deflagrou na madrugada do dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, e as chamas estenderam-se depois ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.

Segundo o sistema de vigilância europeu Copernicus, as chamas já consumiram mais de 17 mil hectares.

Em causa está uma área de parque natural, classificada, mas, segundo uma resposta enviada na sexta-feira à Lusa pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), "nada indica que o geoparque da Estrela perca tal classificação apenas por motivos relacionados com um fogo florestal".

Leia Também: Incêndios. Governo disponibiliza 500 mil euros para agricultores afetados

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório