Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de meia tonelada de pescado apreendido em Ílhavo

Foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 40 anos.

Mais de meia tonelada de pescado apreendido em Ílhavo
Notícias ao Minuto

22:24 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na quarta-feira, mais de meia tonelada de diverso pescado fresco na localidade da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Numa ação de fiscalização levada a cabo com o "objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e desembarque de pescado fresco", os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação de arrasto, encontrando no seu interior 33 quilos de lula vulgar e 14 quilos de polvo vulgar sem as medidas regulamentares para ser capturado e mantido a bordo.

A GNR detetou ainda inconformidades no preenchimento do diário de pesca eletrónico - nomeadamente, o não cumprimento das obrigações de registo e declaração de dados relativos às capturas de pescado -, culminando, assim, na apreensão de 483 quilos de pescado diverso que não estava registado.

Foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 40 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação ao armador da embarcação, cuja coima pode ascender aos 125 mil euros.

O pescado não registado foi entregue à lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão e o pescado subdimensionado será alvo de inspeção higiossanitária para ser doado a instituições de solidariedade social, informa a mesma nota.

Leia Também: Autoridades apreendem 538 kg de amêijoa japónica em Alcochete

Recomendados para si

;
Campo obrigatório