Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Preparado para o calor? Temperaturas podem ir aos 36ºC na sexta-feira

Em Castelo Branco, Évora e Beja os termómetros poderão atingir esses valores.

Preparado para o calor? Temperaturas podem ir aos 36ºC na sexta-feira
Notícias ao Minuto

22:03 - 11/08/22 por Ema Gil Pires

País Meteorologia

Esta sexta-feira será de muito calor na maioria do território nacional, mas as temperaturas deverão começar a descer no início do fim de semana, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os termómetros poderão ir, amanhã, até aos 36ºC em alguns distritos, como é o caso de Castelo Branco, Évora e Beja. Também em Bragança e Portalegre deverá ser sentido muito calor (35ºC de máxima).

Em Lisboa e Faro as temperaturas máximas ficarão, respetivamente, pelos 31ºC e 29ºC. De realçar, no entanto, que o clima estará bem mais ameno em Viana do Castelo e no Porto (ambos com 22ºC de máxima), e em Aveiro (23ºC).

Isto num dia que ficará marcado por um céu limpo ou pouco/parcialmente nublado em todo o país - sendo apenas de esperar chuva ou aguaceiros em algumas ilhas dos grupos Central e Oriental do arquipélago dos Açores.

No sábado, é de esperar uma redução generalizada da temperatura em território nacional. O distrito de Bragança é aquele onde se prevê uma temperatura mais elevada, que pode ir até aos 34ºC. À exceção de Castelo Branco e Évora (ambos com 33ºC), Beja (32ºC), Santarém e Portalegre (ambos com 31ºC), e Setúbal (30ºC), os termómetros deverão ficar abaixo deste patamar no resto do país.

O primeiro dia do fim de semana será, também, tendencialmente mais nublado em comparação com o dia anterior, sendo de esperar o aparecimento de nuvens em todo o território.

Leia Também: Incêndios: 25 concelhos de seis distritos em risco máximo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório