Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Depois do incêndio, praias de Matosinhos estão agora interditas a banhos

As praias de Matosinhos em que os banhos tinham sido desaconselhados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na terça-feira, após um incêndio numa fábrica de tintas, foram hoje interditadas, indicou à Lusa o capitão do porto do Douro.

Depois do incêndio, praias de Matosinhos estão agora interditas a banhos
Notícias ao Minuto

15:26 - 11/08/22 por Lusa

País APA

"Confirmo", respondeu o capitão Silva Rocha ao contacto da agência Lusa, que o tinha questionado relativamente às cinco praias em que os banhos tinham sido desaconselhados pela APA na terça-feira, na sequência de um foco de poluição causado por um incêndio numa fábrica de tintas, em Leça da Palmeira, Matosinhos (distrito do Porto).

A prática balnear foi desaconselhada nas praias do Aterro, Azul-Conchinha, Boa Nova-Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira, até "as análises à água indicarem que os valores se encontram dentro dos parâmetros de referência", divulgou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado, na terça-feira.

Hoje, a prática balnear ficou interdita, segundo indicou à Lusa o capitão do porto do Douro.

A APA e a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos foram contactadas pelas 22h00 de segunda-feira, na sequência de um incêndio que deflagrou ao início da noite numa fábrica de tintas em Leça da Palmeira.

A Proteção Civil de Matosinhos alertou as autoridades para a possibilidade de surgir um foco de poluição no mar, devido ao rápido deslocamento das águas residuais, através do sistema de águas pluviais, até uma ribeira que desagua na praia Azul.

"Na sequência do alerta foram de imediato ativados para o local elementos do comando-local da Polícia Marítima e da Capitania do Porto de Leixões, bem como do Departamento Marítimo do Norte, que constataram a presença de um foco de poluição numa zona de difícil acesso, tendo sido contactada posteriormente uma empresa especializada para proceder à recolha do material poluente", explicou a AMN na nota de imprensa.

O incêndio, que começou por volta das 19h45, foi controlado e extinto durante a tarde de segunda-feira por diversas corporações de bombeiros de Matosinhos, Gondomar e Maia, acrescentou ainda.

A Câmara de Matosinhos também divulgou, em comunicado, o desaconselhamento de banhos nas cinco praias "até indicação em contrário", apelando ainda "à compreensão" dos cidadãos.

Leia Também: Incêndio em fábrica de tintas em Matosinhos já foi dominado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório