Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Crime de participação em motim. Identificação de adeptos remetida ao MP

Em causa os distúrbios na cidade de Guimarães esta terça-feira. Incidentes "foram organizados com elevado grau de premeditação, com participação de membros de pelo menos um grupo organizado de adeptos nacional".

Crime de participação em motim. Identificação de adeptos remetida ao MP

"A identificação dos adeptos que terça-feira causaram distúrbios na cidade de Guimarães vai ser remetida ao Ministério Público por indícios da prática de crime de participação em motim", revela, esta quarta-feira, uma nota do gabinete do Ministro da Administração Interna enviada às redações. 

No mesmo comunicado, a tutela liderada por José Luís Carneiro adianta que "diligências preliminares efetuadas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) indicam que, apesar de os adeptos da equipa do Hajduk Split terem sido acompanhados por elementos da polícia croata, há indícios de que os adeptos organizaram a sua chegada ao país de forma a não serem detetados pelas autoridades" e que os incidentes ocorridos ontem à noite em Guimarães "foram organizados com elevado grau de premeditação, com participação de membros de pelo menos um grupo organizado de adeptos nacional".

"Na verdade", é ainda referido, "verificou-se que apenas um pequeno grupo de adeptos organizou a sua deslocação com conhecimento das autoridades, entrando em Portugal por via aérea". Os demais terão contado "com o apoio de membros de claques associadas a clubes portugueses para a organização das suas deslocações e estadia".

E mais: "Verificou-se que um elevado número de adeptos se instalou em diferentes localidades da Região Norte, tendo utilizado diversos meios de transporte para esse efeito."

Foram identificados 154 adeptos

O ministério revela ainda que, nos dias que antecederam o jogo, a PSP "montou um dispositivo operacional adequado e que foi imediatamente reforçado aquando da verificação dos incidentes no Centro Histórico de Guimarães". Foram, aqui, identificados "154 adeptos, dos quais 122 de nacionalidade croata, 23 portugueses e os restantes de outras quatro nacionalidades".

A PSP voltou a reforçar a presença policial na cidade, que se "manterá até que os adeptos croatas regressem ao seu país". Esta ação conta com a colaboração da Guarda Nacional Republicana noutras localidade do país".

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória recebeu hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. Os portugueses ainda sonharam, mas acabaram fora da competição.

[Notícia atualizada às 19h08]

Leia Também: PSP rejeita críticas após caos em Guimarães: "Tínhamos efetivo reforçado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório