Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Associação pede demissão de comandante da PSP após caos em Guimarães

Entendem que atos de violência “não poderão passar impunes”.

Associação pede demissão de comandante da PSP após caos em Guimarães
Notícias ao Minuto

10:47 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

País Guimarães

A Associação 'VitóriaSempre' pediu a demissão do comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, Henriques Almeida, na sequência da destruição causada, na noite de terça-feira, no centro histórico de Guimarães, alegadamente por adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split.

Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, a Associação lamenta “profundamente os atos de violência” sucedidos em Guimarães, que esteve “a ferro e fogo”.

“Os bares do centro histórico sofreram danos avultados. Os comerciantes sem qualquer defesa puderam apenas rezar e esperar que o vendaval de destruição cessasse. Isto feito de modo impune, sem qualquer obstáculo ou sem alguém a impedir que tal sucedesse”, lê-se.

A 'VitóriaSempre' diz-se surpresa e nota que tudo indicava que o Comando Distrital da PSP de Braga teria preparado uma “organização de grande envergadura para suster os ímpetos de uma das claques mais violentas da Europa, ainda para mais associada a uma claque portuguesa conhecida pela sua violência”.

“Não existia policiamento na rua, não existia prevenção, deixando uma horda de malfeitores percorrer impunemente a cidade sem serem travados”, denuncia a 'VitóriaSempre'.

Desta forma, a Associação entende que os atos de violência “não poderão passar impunes”. “Exigimos responsabilização! Responsabilização do Comandante da PSP, exortando-o a ser humilde e pedir a demissão por não ter acautelado a defesa dos cidadãos vimaranenses e dos muitos turistas que circundam pelo centro histórico da cidade! Responsabilidade dos responsáveis autárquicos incapazes de preverem o viria a suceder, não exigindo uma articulação e uma resposta pronta de quem tinha que agir”, escrevem.

Recorde-se que a PSP de Braga anunciou esta quarta-feira que identificou 154 adeptos do Hadjuk Split por alegadamente terem arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães. Em comunicado, o Comando Distrital de Braga da PSP confirma ter recebido queixas sobre "aproximadamente 100 indivíduos" a "causar distúrbios", incluindo "arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos" por volta das 22h30 de terça-feira.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. 

Leia Também: PSP identificou 154 adeptos do Hadjuk Split após distúrbios em Guimarães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório