Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

GNR apreende mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa em Alcochete

Amêijoa foi apanhada numa zona interdita.

GNR apreende mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa em Alcochete
Notícias ao Minuto

10:18 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

País Alcochete

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na terça-feira, 1.256 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes Philippinarum), no concelho de Alcochete.

Em comunicado, esta quarta-feira divulgado, a força de segurança explica que a apreensão ocorreu no âmbito de uma fiscalização rodoviária, quando os militares "abordaram um veículo que transportava bivalves em situação irregular".

"No decorrer das diligências policiais foi identificado o condutor do veículo e elaborado o respetivo auto de contraordenação por apanha de amêijoa em zona interdita, motivo pelo qual podem constituir um perigo para a saúde pública e que levou à sua apreensão", lê-se,

A GNR relembra "que os moluscos bivalves, porque se alimentam por filtração da água, acumulam microrganismos e substâncias químicas. Assim, o seu estado de salubridade reflete a contaminação microbiológica e teor em metais tóxicos das zonas onde se encontram, podendo, mesmo, conter níveis superiores aos existentes no meio ambiente".

Por outro lado," existem perigos químicos associados aos bivalves, como as biotoxinas marinhas que são compostos tóxicos, produzidos por microalgas, que podem causar intoxicações".

Leia Também: GNR apreendeu mais de quatro toneladas de biqueirão em Matosinhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório