Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Constrangimentos nos serviços de obstetrícia? Queixas disparam 113%

Hospital de Faro é a entidade de saúde com mais reclamações.

Constrangimentos nos serviços de obstetrícia? Queixas disparam 113%
Notícias ao Minuto

20:37 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

País Hospitais

As reclamações dos utentes relacionadas com os constrangimentos que se têm feito sentir nos serviços de ginecologia e obstetrícia registaram um aumento de 113% nos primeiros sete meses do ano, de acordo com uma análise do Portal da Queixa. Só entre junho e julho, 41% das reclamações reportam problemas com estes serviços em várias unidades hospitalares do país.

O Hospital de Faro é a entidade de saúde com mais queixas, seguido do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. 

De norte a sul, vários serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia têm registado constrangimentos consecutivos desde junho, sobretudo, durante o fim-de-semana.

De acordo com o Portal da Queixa, nos primeiros sete meses do ano verificou-se um crescimento de 30% no número de reclamações relacionadas com a subcategoria ‘Hospitais e Maternidades’, em relação ao período homólogo. Este ano, cerca de 20% das queixas apresentadas enquadram-se em ambiente de urgência. 

Relativamente às queixas com foco nos serviços de ginecologia e obstetrícia, os dados revelam uma subida de 113%, de janeiro até julho, comparativamente a 2021. 

Destacam-se na análise os últimos meses de junho e julho - período em que se agudiza a crise nas urgências hospitalares deste serviço específico -, com 41% das reclamações dirigidas ao setor da Saúde a estarem relacionadas com problemas nos serviços de ginecologia e obstetrícia de várias unidades de saúde do país.

O principal motivo de reclamação apresentado pelos utentes é a falta de qualidade de atendimento destes serviços (60%), sendo que os problemas com o parto são outra das causas apontadas.

Leia Também: Urgências de ginecologia e obstetrícia voltam ao normal em Braga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório