Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vila do Porto alerta para "constrangimentos" no aeroporto de Santa Maria

A Câmara de Vila do Porto apelou hoje ao Governo da República para interceder junto da ANA e da NAV para resolver os "constrangimentos" do aeroporto da ilha de Santa Maria, que têm levado ao cancelamento de voos.

Vila do Porto alerta para "constrangimentos" no aeroporto de Santa Maria
Notícias ao Minuto

20:22 - 09/08/22 por Lusa

País Aeroporto

Em conferência de imprensa, realizada na sede do município, a presidente da autarquia, a socialista Bárbara Chaves, falou sobre os "constrangimentos" na "acessibilidade" à ilha açoriana, que têm provocado um cancelamento de voos com a justificação da "inoperacionalidade de equipamentos" do aeroporto.

A presidente do único município de Santa Maria disse que questionou formalmente a NAV Portugal "sobre a operacionalidade dos seus equipamentos, tendo em conta que são justificações para que se limitem as escalas de passageiros" para a ilha.

A autarquia questionou também a ANA Aeroportos para "perceber qual é o horário do aeroporto" de Santa Maria, lembrando a importância da ilha no acolhimento de escalas técnicas. 

"É preciso não esquecer que este aeroporto durante 70 anos esteve ao serviço de Portugal e nós queremos continuar a estar ao serviço de Portugal. Queremos continuar a receber estas escalas técnicas e receber este mercado da aviação privada", afirmou Bárbara Chaves.

A autarca revelou ainda que solicitou uma reunião com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e apelou ao Governo da República para que "diligencie" no sentido da resolução da situação.

"Decidimos oficiar o Governo da República para que interceda junto destas entidades [ANA e NAV], para que consiga ajudar-nos a ultrapassar esta situação", salientou.

Bárbara Chaves adiantou que também questionou o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) para "perceber qual o entendimento do executivo" na sequência do pré-aviso de greve dos trabalhadores do aeroporto, marcado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) para o período do festival Maré de Agosto (de 19 a 21 de agosto).

"Durante este fim de semana tão importante para nós, na altura do festival Maré de Agosto, não tendo um navio que faça a escala de passageiros, qual será então a hipótese daqueles que querem vir passar o fim de semana a Santa Maria?", questionou.

A presidente da Câmara de Vila do Porto lembrou ainda que o atual executivo açoriano suprimiu a ligação marítima de passageiros com Santa Maria, reconhecendo que a transportadora SATA se encontra no "limite", mas defendendo que tal só acontece devido às alterações no transporte marítimo.

"É lamentável o que está acontecer ultimamente em Santa Maria. Em termos de voos, é verdade que temos mais voos de escala, mas depois são voos mais pequenos, como os [aviões] Q-200 que não trazem a mesma quantidade de pessoas do que as outras aeronaves", argumentou.

Em agosto de 2021, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou o concurso que deixa as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) sem serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas, porque a operação sazonal foi restrita às ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa).

Leia Também: PCP critica "silêncio" da CML sobre período excecional para voos noturnos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório