Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

BA.2 e BA.5. Vacinação de reforço continua a prevenir gravidade da doença

Estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde robustece evidência sobre efetividade da vacina para linhagens BA.2 e BA.5 da variante Omicrón do vírus SARS-CoV-2.

BA.2 e BA.5. Vacinação de reforço continua a prevenir gravidade da doença
Notícias ao Minuto

15:49 - 08/08/22 por Marta Amorim

País Covid-19

A vacinação de reforço continua a prevenir substancialmente consequências mais graves da doença para ambas as linhagens BA.2 e BA.5 da Covid-19.

A conclusão é de um estudo epidemiológico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Algarve Biomedical Center e a Unilabs. 

O estudo sobre a efetividade da vacina contra a Covid-19, compara o risco de infeção e de hospitalização pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante Omicrón do vírus SARS-CoV-2.

O trabalho contempla casos de pessoas infetadas entre o período de 25 de abril de 2022 e 10 de junho de 2022, e estimou que "o risco de infeção pela linhagem BA.5 em pessoas vacinadas é semelhante ao risco de infeção pela linhagem BA.2, uma tendência verificada tanto em indivíduos com o esquema vacinal completo, como em indivíduos com a dose de reforço", pode ler-se no comunicado emitido pelas entidades. 

"Nos casos de doença mais grave, o estudo demonstrou uma redução da proteção dada pela dose de reforço da vacina para a linhagem BA.5, comparativamente à imunização conferida para a BA.2". Contudo, e apesar desta menor efetividade, os investigadores concluíram também que a vacinação de reforço continua, ainda assim, "a reduzir de forma substancial o risco de hospitalização e de morte, na sequência de infeção pela linhagem BA.5, em 77% e 88%, respetivamente".

Recorde-se que a linhagem BA.5 da variante Omicrón é atualmente dominante em Portugal e noutros países da Europa.

Leia Também: Covid longa desenvolve-se mais em desempregados, sugerem novos dados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório