Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Avançada subnutrição". PSP resgata cão vítima de maus tratos em Odivelas

Animal "apresentava uma condição corporal muito preocupante, com as costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas visíveis à distância", indica a PSP.

"Avançada subnutrição". PSP resgata cão vítima de maus tratos em Odivelas
Notícias ao Minuto

16:31 - 07/08/22 por Notícias ao Minuto

País Resgate animal

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial de Loures, no dia 19 de julho, efetuou o resgate de um canídeo de uma residência em Odivelas, "com base numa denúncia efetuada por um cidadão ao Serviço de Veterinária Municipal de Odivelas", por maus tratos a animal de companhia e más condições de higiene do local onde este se encontrava.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a força de segurança explica que, "após deslocação ao local", com uma equipa do Serviço de Veterinária Municipal de Odivelas, "foi possível visualizar um canídeo de porte médio, de raça indeterminada, do sexo masculino, coloração preta e castanha".

Na inspeção visual, "verificou-se que o canídeo se encontrava num estado avançado de subnutrição, sem acesso a alimento e água, o que foi deveras preocupante devido às elevadas temperaturas que se faziam sentir".

Havia, de acordo com a PSP, uma casota e "algumas zonas de sombra" - um telheiro -, contudo, o mesmo "encontrava-se bastante conspurcado e um cheiro nauseabundo proveniente de uma lixeira ali existente".

Houve, então, uma tentativa de contacto com o tutor do canídeo - que não se encontrava na sua residência -, mas este não respondeu às chamadas. Neste seguimento, o animal, com "sinais evidentes de desnutrição", foi encaminhado para o CORACO - Centro Oficial de Recolha Animal do Concelho de Odivelas, "verificando-se que o canídeo em questão não apresentava microchip".

Após realização de consulta médico-veterinária, prossegue a nota, verificou-se que o animal "apresentava uma condição corporal muito preocupante, com as costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas visíveis à distância, bem como, a ausência de gordura corporal percetível e perda de massa muscular evidente".

Foram, assim, "prestados os cuidados básicos de sobrevivência, alimentação e água, aos quais o canídeo reagiu, com sofreguidão", demonstrando "que havia estado privado desses bens essenciais ao seu bem-estar e sobrevivência, durante bastante tempo".

O tutor do canídeo irá ser notificado pela Polícia de Segurança Pública de Odivelas para instauração do respetivo processo crime.

Leia Também: As raças de cães mais adequadas para quem sofre de alergias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório