Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Hospitais de Coimbra realizam angioplastia com procedimento pioneiro

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma angioplastia coronária de alto risco sob suporte do dispositivo iVac 2L, que constituiu um procedimento pioneiro a nível nacional, foi hoje anunciado. 

Hospitais de Coimbra realizam angioplastia com procedimento pioneiro
Notícias ao Minuto

19:48 - 05/08/22 por Lusa

País CHUC

"Trata-se de um dispositivo que temos à nossa disposição e que permite, através da angioplastia coronária (desobstrução de vasos sanguíneos), que é um procedimento que se faz há várias décadas, tratar doentes complexos, que até agora eram arriscados de tratar", disse hoje, à agência Lusa, o diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, Lino Gonçalves.

Segundo o médico, a angioplastia coronária era difícil de tratar devido ao estado de fragilidade dos doentes, com perda de contração devido à doença coronária.

O dispositivo de assistência ventricular mecânica permite "fazer essa intervenção com mais segurança para o doente", acrescentou.

O iVac 2L é um cateter de lúmen simples, que permite a circulação do fluxo sanguíneo de modo bidirecional e conta com uma válvula mecânica que abre e fecha para direcionar o fluxo.

A equipa que procedeu à intervenção pioneira, realizada no dia 27 de julho, foi constituída pelos cardiologistas Marco Costa (Coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia) e Luís Leite, pelos técnicos Susana Margalho e Fernando Arede e pelo enfermeiro Filipe Correia.

Leia Também: Medir níveis de stress com uma amostra de cabelo? Talvez seja possível

Recomendados para si

;
Campo obrigatório