Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Todos os dias poupamos graças ao mecanismo ibérico", diz Costa

Primeiro-ministro rejeita ideia de que o mecanismo ibérico possa aumentar os preços da eletricidade.

"Todos os dias poupamos graças ao mecanismo ibérico", diz Costa
Notícias ao Minuto

20:31 - 02/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Preços

O primeiro-ministro, António Costa, disse, na terça-feira, que a poupança associada ao mecanismo ibérico é diária, de 15,21%, em média, argumentando que "factos são factos".

"Todos os dias poupamos graças ao mecanismo ibérico", sublinhou o primeiro-ministro, na rede social Twitter, ancorando-se de um gráfico da poupança diária garantida pelo mecanismo ibérico, cuja fonte é o OMIE (operador que administra a totalidade dos mercados para toda a Península Ibérica) e a MIBGAS (atua como entidade gestora do mercado organizado de gás).

A publicação do primeiro-ministro revela um gráfico comparativo do preço da eletricidade com o mecanismo e sem o mecanismo, desde junho.

O primeiro-ministro determinou, na terça-feira, que os serviços do Estado não podem pagar faturas da Endesa sem validação prévia pelo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, depois de o presidente da empresa ter admitido aumentos de 40% na eletricidade.

Segundo um despacho assinado na segunda-feira e hoje enviado às redações, António Costa determina ainda que, para evitar a descontinuidade do serviço, os serviços públicos e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) devem proceder a consultas de mercado, para a eventual necessidade de contratação de novos prestadores "que mantenham práticas comerciais adequadas".

Recorde-se que as declarações do presidente da energética Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, sobre os aumentos na fatura da luz na ordem dos 40% lançaram esta semana a polémica que levou o Governo a insurgir-se

Na sequência das declarações, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática divulgou um comunicado, no qual rejeitava declarações de Nuno Ribeiro da Silva, classificando-as como "alarmistas". À Lusa, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, afirmou ser impossível verificar-se uma subida de 40% na fatura da energia através do mecanismo ibérico, remetendo para as ofertas comerciais das próprias empresas.

Por sua vez, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) garantiu, em comunicado, que estará "particularmente atenta" ao comportamento dos comercializadores relativamente à repercussão do impacto sobre os consumidores do mecanismo ibérico.

[Notícia atualizada às 07h34 do dia 3 de agosto de 2022.]

Leia Também: Fatura da luz? "Não vai haver nenhum aumento de 40% no mês de agosto"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório