Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Crato defende intercâmbio de professores com Moçambique

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, manifestou hoje a vontade de Portugal promover o "intercâmbio de experiências" com Moçambique na formação de professores e educação profissional, apontando estas áreas como uma preocupação comum.

Crato defende intercâmbio de professores com Moçambique

Nuno Crato expressou a disponibilidade de Portugal para cooperar com Moçambique na formação de professores e no ensino técnico-profissional, em resposta à preocupação manifestada pelo seu homólogo moçambicano, Augusto Jone, em relação às dificuldades de Moçambique nos dois setores, durante um encontro entre os dois dirigentes em Moçambique.

"As preocupações de Moçambique nestas duas áreas são coincidentes com as de Portugal, são as nossas. São áreas em que podemos desenvolver um intercâmbio de experiências", declarou o ministro português da Educação.

Nuno Crato apontou a preocupação de Portugal em fazer a ligação entre a formação vocacional no ensino básico e as empresas, para suprir os custos inerentes ao ensino técnico, como uma experiência que pode interessar a Moçambique.

"Oferecer cursos profissionalizantes é caro para países menos industrializados como Moçambique e Portugal e nós optamos por apostar num modelo assente na ligação entre as escolas e as empresas", realçou o ministro da Educação e Ciência.

Outra área de interesse na cooperação com Moçambique, assinalou Nuno Crato, é a qualidade na formação de professores, porque Portugal está numa fase em que os professores do ensino primário devem ter formação superior.

O ministro português da Educação e Ciência está em Maputo desde terça-feira, dia em que participou no encontro dos ministros da Ciência e Tecnologia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para depois tomar parte, na quinta-feira, na reunião dos ministros da Educação da organização.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório