Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fogo em Mafra queimou 292 hectares sobretudo de mato

O incêndio que deflagrou na tarde de domingo em Mafra consumiu exatamente 292 hectares, sobretudo de mato, sem causar danos pessoais ou danos materiais significativos, afirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara, Helder Sousa Silva.

Fogo em Mafra queimou 292 hectares sobretudo de mato
Notícias ao Minuto

15:47 - 01/08/22 por Lusa

País Incêndios

Segundo o autarca, cerca das 10:00 de hoje foi verificado no terreno, durante o processo de rescaldo, que arderam precisamente 292 hectares, com um perímetro de 11 mil metros.

"Não registámos quaisquer danos pessoais, nem quaisquer danos em termos de habitações ou de construções que tivessem uso à data. Para nós, dada a dimensão do incêndio e aquilo que sentíamos como o elevado risco em relação as construções que existem no perímetro urbano florestal, naturalmente que nos congratulamos com o resultado obtido, não obstante a questão do incêndio e a catástrofe que ele representa", afirmou.

Helder Sousa Silva acrescentou que ardeu sobretudo mato, mas também algumas áreas menores de pinhal e eucaliptal, não sendo possível ainda fazer um balanço por povoamento ardido.

O fogo, que deflagrou pelas 15:30 de domingo em Avessada, concelho de Mafra (distrito de Lisboa), afetou as freguesias de Malveira e Venda do Pinheiro.

Às 15:30 de hoje continuavam no local 307 operacionais, ajudados por 90 viaturas e um meio aéreo, segundo a Proteção Civil.

Leia Também: Fogo em Mafra que consumiu mais de 300 hectares entra em fase de rescaldo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório