Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Médico doou rim a desconhecido. Foi a primeira vez em Portugal

Quando percebeu que se enquadrava no 'perfil' necessário, Domingos Machado "deixou de ser médico" e colocou-se "na posição de um cidadão que quer dar um órgão a outra pessoa".

Médico doou rim a desconhecido. Foi a primeira vez em Portugal
Notícias ao Minuto

15:47 - 01/08/22 por Notícias ao Minuto

País Domingos Machado

Chama-se Domingos Machado, tem 70 anos, e conta com uma carreira de 47 como médico (atualmente reformado), na especialidade de Nefrologia. Agora, tornou-se notícia por ter doado um rim a um doente que não conhece e que estava em lista de espera para um transplante. É o primeiro caso em Portugal. 

"À cabeça, ter uma saúde geral bastante boa - que é, felizmente, o meu caso - e também ter os dois rins a funcionar de maneira simétrica", explicou o médico à SIC Notícias, especificando o necessário para poder ser um dos 'protagonistas' do primeiro caso de dádiva altruísta a um desconhecido.

"Quando percebi que estava nessas condições, então, deixei de ser médico [e] pus-me na posição de um cidadão que quer dar um órgão a outra pessoa", acrescentou.

Domingos Machado teve de passar por uma avaliação clínica e psicológica, de modo a se perceber se não havia (outros) riscos associados ao procedimento clínico. O transplante acabou mesmo por ocorrer, com sucesso, no Hospital de São João, no Porto. 

Com esta ação, foi possível que dois doentes fossem retirados da lista de espera. Três dias depois, Domingos Machado saiu do hospital com a 'missão' cumprida. 

Leia Também: Ordem dos Médicos aguarda resposta do S. Francisco Xavier sobre urgências

Recomendados para si

;
Campo obrigatório