Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

"Chega estica os limites para provocar, de certa forma, um confronto"

Ex-ministra Alexandra Leitão considera que o "discurso" do partido de André Ventura é "racista, xenófobo" e "no limiar da incitação à violência". 

"Chega estica os limites para provocar, de certa forma, um confronto"
Notícias ao Minuto

09:04 - 01/08/22 por Notícias ao Minuto

Política Alexandra Leitão

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública no segundo Governo de António Costa, comentou, este domingo, na CNN Portugal, a polémica que envolve Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, e o partido Chega, liderado por André Ventura. 

"O presidente da Assembleia da República tem, constitucionalmente e, sobretudo, regimentalmente, um conjunto de poderes - que até leio como poderes/deveres - de triagem da apresentação de projetos de lei", começou por considerar a ex-governante, acrescentando: "Esta questão com o Chega, que tem este momento alto naquela saída e naquele assunto relativo aos imigrantes, na verdade, é algo que vem já desde o início da legislatura com a apresentação de sucessivos projetos de lei que são inconstitucionais - a prisão perpétua ou os 65 anos de prisão". 

Para Alexandra Leitão, "há uma função constitucional e regimental do presidente da Assembleia da República, da mesa, dos gabinetes, de fazer esta triagem e isso já aconteceu nesta legislatura e tenho a certeza que vai acontecer mais vezes". 

E explicou porquê: "Até porque se há coisa que o Chega faz é esticar os limites exatamente para provocar, de certa forma, um confronto"

"De facto, aquele momento em que ocorre esta situação a que nos estamos a referir é o momento em que o discurso que estava a ser proferido é, sem sombra de dúvida, um discurso racista, xenófobo, diria que no limiar da incitação à violência". 

A governante sublinhou ainda que, "quando alguém diz que aquelas pessoas vêm para cá roubar os nossos empregos e viver à nossa custa nós estamos no limiar da incitação à violência, e isso é um aspeto a ter em conta". 

"A partir daqui", Alexandra Leitão considerou que vamos assistir a um "provocar de confronto por parte do Chega", assinalando que "há coisas que não são ouvidas na televisão e que já aconteceu serem, inclusivamente, insultos proferidos dentro do Hemiciclo"

De recordar que, na passada sexta-feira, em declarações aos jornalistas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou prestar declarações sobre a audiência com André Ventura e não quis comentar as palavras do líder do Chega após o encontro. Sublinhe-se que Ventura pediu a intervenção de Marcelo referindo que há a possibilidade de um "escalar de conflito físico, verbal e político" no Parlamento.

Leia Também: Miguel Relvas sobre Santos Silva. "Está a fazer o que Ventura quer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório