Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Ihor Homeniuk. Supremo Tribunal rejeita recurso dos inspetores do SEF

Supremo mantém condenação de nove anos de prisão aplicada pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Ihor Homeniuk. Supremo Tribunal rejeita recurso dos inspetores do SEF
Notícias ao Minuto

15:26 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Ihor Homeniuk

O Supremo Tribunal de Justiça recusou o recurso apresentado pelos três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) condenados pela morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, no aeroporto de Lisboa. A informação foi confirmada por José Gaspar Schwalbach, advogado da família de Homeniuk, ao semanário Expresso e entretanto publicada no portal Citius.

À Lusa fonte judicial também indicou que foi "negado provimento" ao recurso dos inspetores Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís Silva, pelo que o acórdão proferido pela juíza conselheira Teresa Féria veio validar as anteriores penas aplicadas pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Recorde-se que o Tribunal da Relação de Lisboa condenou os três inspetores, em dezembro de 2021, a uma pena de nove anos de prisão. A decisão da Relação manteve a pena dos inspetores Duarte Laja e Luís Silva e aumentou a pena de prisão aplicada ao inspetor Bruno Sousa.

É de realçar que na leitura do acórdão de primeira instância, proferida a 10 de maio pelo juiz-presidente Rui Coelho, os arguidos Duarte Laja e Luís Silva tinham sido condenados a nove anos de prisão, enquanto o arguido Bruno Sousa recebeu como sentença sete anos de prisão pelo crime de ofensa à integridade física grave qualificada, agravada pelo resultado (morte). Contudo, a Relação decidiu, na altura, ao contrário do tribunal de primeira instância, que não se vislumbra "qualquer menor grau de culpa por parte deste arguido".

Em dezembro, após ser conhecida a condenação aplicada pela Relação, os advogados dos inspetores do SEF confirmaram que ia recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça.

Segundo a Lusa, além de negar provimento ao recurso dos três arguidos, que foram condenados por ofensa à integridade física grave qualificada, agravada pelo resultado (morte), o Supremo rejeitou hoje também o recurso apresentado pela família de Ihor Homeniuk para que houvesse um agravamento para homicídio no tipo de crime imputado aos três inspetores.

Segundo a acusação do Ministério Público no julgamento em primeira instância, Ihor Homeniuk morreu por asfixia lenta, após agressões a pontapé e com bastão perpetradas pelos inspetores, que causaram ao cidadão ucraniano a fratura de oito costelas. Além disso, tê-lo-ão deixado algemado com as mãos atrás das costas e de barriga para baixo, com dificuldade em respirar durante largo tempo, o que terá causado paragem cardiorrespiratória.

Ihor Homeniuk morreu no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT), em março de 2020.

[Notícia atualizada às 16h05]

Leia Também: Polícia ucraniana abre processo penal para investigar 12 mil mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório