Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Há 633 casos confirmados de Monkeypox em Portugal. Dois são em mulheres

Foram registados mais 45 casos durante a última semana. Quase 60 pessoas já foram vacinadas contra o vírus.

Há 633 casos confirmados de Monkeypox em Portugal. Dois são em mulheres

Foram confirmados mais 45 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal durante a última semana, aumentando para 633 o número total de casos, avançou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, do total de casos confirmados, até 27 de julho, 536 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infetados (43%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,6%). Registam-se ainda dois casos reportados no sexo feminino.

Sublinhe-se que o primeiro caso detetado numa mulher foi reportado no passado dia 8.

Foram registados casos de infeção em todas as regiões de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. A região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria de casos, com 440 infetados. Segue-se o Norte com 66, o Centro com 11 e o Alentejo e o Algarve, ambos com 7. Já na Região Autónoma da Madeira, contabilizam-se três infeções.

Na nota, a DGS refere ainda que, "a 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos" e, até ontem, "foram vacinadas no país 59 pessoas, contactos próximos de casos".

"A DGS continua a acompanhar a situação epidemiológica, tanto a nível nacional como internacional, e a promover e participar em reuniões nacionais e internacionais no âmbito deste surto. Encontra-se igualmente atenta à elaboração e publicação de documentos orientadores e recomendações, incluindo sobre vacinas, adaptando as medidas à realidade portuguesa quando pertinente", acrescenta.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.

[Notícia atualizada às 23h00]

Leia Também: Mais de 780 mil vacinas contra o Monkeypox disponibilizadas sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório