Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Abusos na Igreja. Santos Silva apela a que "as vítimas testemunhem"

O presidente da Assembleia da República reuniu-se com a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

Abusos na Igreja. Santos Silva apela a que "as vítimas testemunhem"
Notícias ao Minuto

22:02 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

País Assembleia da República

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recebeu, esta quinta-feira, a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa e apelou para que “as vítimas testemunhem”.

Na rede social Twitter, Santos Silva destacou que recebeu, a seu pedido, a Comissão, cujo trabalho descreveu como “muito importante”. 

“Recebi, a seu pedido, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa. É muito importante o trabalho que a Comissão está a realizar e junto-me ao seu apelo para que as vítimas testemunhem”, escreveu.

Segundo o coordenador da Comissão, Pedro Strecht, o encontro faz parte de uma decisão de contactos com várias entidades institucionais. Durante a reunião, foram esclarecidas “algumas dúvidas” e feito “um grande pedido de ajuda institucional à sociedade civil para que as pessoas possam continuar a colaborar” com a comissão.

Soube-se, esta sexta-feira, que o Ministério Público abriu 10 inquéritos a partir das 17 denúncias anónimas reportadas pela comissão.  "Foram instaurados 10 inquéritos, sendo que um deles concentra seis das participações e outros dois (inquéritos), duas (participações) cada um", esclareceu a Procuradoria-Geral da República à agência Lusa.

Leia Também: Comissão para estudo dos abusos na Igreja pede colaboração ao Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório