Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Associação de Vila do Conde adia encerramento com providência cautelar

A Associação 'Tarecos&Patudos', com sede em Vila do Conde, distrito do Porto, que estava intimada a encerrar, esta quarta-feira, as suas instalações de abrigo para animais abandonados, conseguiu um adiamento de duas semanas, através de uma providência cautelar.

Associação de Vila do Conde adia encerramento com providência cautelar
Notícias ao Minuto

19:38 - 28/07/22 por Lusa

País Vila do Conde

A ação, que deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, contestando o encerramento compulsivo das instalações, decretado pelo ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), mereceu provimento do juiz, dando mais 10 dias úteis para que a associação encontre solução para os animais que faltam adotar.

"Foi um alívio, porque dá-nos mais algum tempo para tentar descobrir uma família para os seis cães que nos restam, que têm problemas de socialização. Estamos a trabalhar muito para que isso aconteça", disse Liliana Oliveira, presidente da associação, à agência Lusa.

A responsável mostrou-se "muito grata" a todas as pessoas que, nas últimas semanas, abraçaram o apelo para a adoção dos 34 cães e 18 gatos que a 'Tarecos&Patudos' acolhia, esperando que essa "onda de solidariedade se mantenha".

"A nossa preocupação, agora, é dar um lar a estes seis animais. Não queremos que sejam transferidos para outras associações. Depois, vamos ver como será o futuro da associação. O que sabemos é que temos muitas pessoas que nos apoiam", confessou Liliana Oliveira.

O abrigo da 'Tarecos&Patudos', localizado na freguesia da Labruge, e que funcionava desde 2018, recebeu ordem para cessar a sua atividade, depois de uma inspeção do ICNF, do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR) e dos serviços veterinários municipais de Vila do Conde ter 'chumbado' as instalações, apontando, essencialmente, riscos de segurança.

A associação até mostrou disponibilidade para colmatar essas deficiências, mas o abrigo está instalado num terreno que não está legalizado para o efeito por parte da Câmara de Vila do Conde.

"Não estamos de forma ilegal no terreno, é um espaço, no meio de campos, que nos foi cedido para utilização pelo proprietário. O que não está legal são as instalações para os animais que construímos. Já tivemos reuniões na autarquia para resolver o problema, mas nunca deram efeito. Há uma promessa de termos um novo terreno com todas as condições, mas até agora nada. Vamos lutar por isso", explicou a presidente da associação.

Leia Também: Associação sem solução para 14 animais após ser forçada a fechar abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório