Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar Dia das Hepatites Virais

Dia Mundial das Hepatites Virais assinala-se esta quinta-feira, 28 de julho.

Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar Dia das Hepatites Virais
Notícias ao Minuto

17:21 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

País Hepatite

O edifício do Ministério da Saúde, localizado na Avenida João Crisóstomo, em Lisboa, iluminou-se, esta quinta-feira, de amarelo para assinalar o Dia Mundial das Hepatites Virais, que se comemora hoje.

Em comunicado, publicado no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é explicado que a “iniciativa partiu da Direção-Geral da Saúde (DGS), que também celebra a data com um evento de apresentação do Relatório do Programa Nacional das Hepatites Virais.

O documento “caracteriza a situação do país” e “traça o plano de ação até 2024, identificando as prioridades e as metas a alcançar, enquadradas nos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

“A doença hepática no seu conjunto, incluindo as comorbilidades, consumo excessivo de álcool e fígado gordo, é uma das mais importantes causas de mortalidade precoce em Portugal”, alerta o documento, citado no comunicado.

Sublinhe-se que “as hepatites virais foram reconhecidas como uma das principais causas de mortalidade a nível mundial, causando cerca de 1,34 milhões de mortes por ano (cerca de 4.000 por dia)”, valor que ultrapassa as mortes por outras doenças infeciosas, incluindo o VIH, malária e tuberculose.

Leia Também: Tratamentos da hepatite C iniciados em 2020 e 2021 caíram mais de 40%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório