Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Gritos vergonhosos". Embaixada da Rússia critica Pedro Abrunhosa

Em causa está o facto de o cantor português ter cantado “Vladimir Putin, go f*** yourself”, que em português significa “Vladimir Putin, vai-te lixar”.

"Gritos vergonhosos". Embaixada da Rússia critica Pedro Abrunhosa

A Embaixada da Rússia em Portugal revelou, na quarta-feira, que tem “recebido cartas de compatriotas russos zangados” com a posição de Pedro Abrunhosa em relação ao presidente Vladimir Putin. Em causa está o facto de o cantor português ter cantado, durante um concerto em Águeda, “Vladimir Putin, go f*** yourself”, que em português significa “Vladimir Putin, vai-te lixar”.

Num comunicado, publicado no seu site oficial, a embaixada acusou Pedro Abrunhosa de dizer “várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação Russa, bem como os seus mais altos dirigentes”, durante o concerto ocorrido no passado dia 2 de julho, no festival AgitÁgueda. 

“Além disso, Pedro Abrunhosa incentivava em êxtase os espectadores, entre os quais os russos que também pagaram os bilhetes, que repetissem o que estava a gritar, tendo no final expressado o desejo que as palavras dele fossem ouvidas em Moscovo”, acrescentou.

Ora, para a Embaixada da Rússia, as palavras do cantor são “indignas” de um “homem de cultura” que representa um país. E alerta: “As suas palavras [...] foram ouvidas. As respetivas conclusões serão tiradas”. 

A embaixada diz ainda que os “gritos vergonhosos” do cantor enquadram-se “em mais do que um artigo da legislação penal portuguesa” e que já informou “os órgãos competentes de aplicação da lei”.

“A Embaixada da Rússia continua a vigiar os interesses dos cidadãos russos residentes em Portugal, e nenhumas provocações ignóbeis contra eles ficarão sem resposta”, acrescentou.

A queixa foi tema de análise no Jornal da Noite, da SIC, com o historiador José Milhazes a considerar que a embaixada “pensa que isto [Portugal] é a Rússia, que se pode calar ou castigar cantores - ou outras pessoas - pelas posições que eles têm”. 

O cantor português tem-se manifestado abertamente contra a invasão russa da Ucrânia. Logo no primeiro dia do conflito armado, a 24 de fevereiro, o artista recorreu à rede social Instagram para mostrar o seu apoio para com a Ucrânia, partilhando uma imagem da bandeira do país com a descrição “Hoje somos todos ainda mais ucranianos”.

Em março, escreveu uma música dedicada à resistência e coragem dos cidadãos ucranianos. Segundo o próprio, o tema ‘Que o amor te salve desta noite escura’ fala da “esperança” que os ucranianos “projetam, pelos atos, sobre todos nós”.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia e Ucrânia assinam acordo para exportação de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório