Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Populares às portas de Murça retiram lenha e regam quintais

No bairro de São José, na vila de Murça, populares estavam esta tarde a retirar lenha de garagens e a regar quintais por precaução devido ao incêndio que desde domingo atinge o concelho.

Populares às portas de Murça retiram lenha e regam quintais
Notícias ao Minuto

19:26 - 19/07/22 por Lusa

País Incêndios

"Este terreno está por limpar, apesar do nosso terreno mais em baixo, que pertence à família, estar tratado. Se calha cair aqui uma faúlha mais forte, pode ser perigoso. Nós temos ali lenha guardada para o inverno que é um perigo", explicou à agência Lusa uma moradora do bairro que não se quis identificar.

Segundo contou, "no espaço de uma hora ficou tudo cheio de fumo" devido a um reacendimento do fogo que lavra neste concelho do distrito de Vila Real desde domingo.

O incêndio, segundo esta moradora, lavra no monte em frente, conhecido localmente como "Ursa", mas as preocupações estão centradas no vento forte que se faz sentir.

Conjuntamente com os pais e com a ajuda de carretas, estavam a transportar para uma carrinha para a retirarem daquela garagem.

Ao lado, várias pessoas estavam a regar um quintal.

Manuel Ângelo está com outros populares na estrada a observar o fogo que lavra na serra.

"Estamos aqui todos com o coração nas mãos. Estou preocupado sim. Admite-se dar cabo do país assim?", salientou.

Junto à vila de Murça, mas em pontos opostos, a estrada nacional 15 (EN15), de ligação ao Pópulo, e a estrada municipal 314 (EM314) estão cortadas ao trânsito por precaução.

Leia Também: Fogo que começou em Murça consumiu entre 10.000 a 12.000 hectares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório