Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

"A cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares"

"Dos simples amadores aos mais refinados 'chefs', todos aprenderam com Maria de Lourdes Modesto", destacou o primeiro-ministro.

"A cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares"
Notícias ao Minuto

18:58 - 19/07/22 por Ema Gil Pires

País Óbito

O primeiro-ministro, António Costa, recorreu à rede social Twitter para destacar que a "cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares e respeitadas". Isto depois de ter ficado a conhecer do óbito de Maria de Lourdes Modesto, um dos nomes de maior destaque da culinária nacional, que morreu esta terça-feira.

"Dos simples amadores aos mais refinados 'chefs', todos aprenderam com Maria de Lourdes Modesto", destacou ainda o chefe do Executivo nacional, numa série de publicação na referida plataforma.

António Costa fez ainda questão de destacar a "recolha" que Maria de Lourdes Modesto "fez de receitas originárias de todo o país" - o que estaria "na origem daquela que é, justamente, a bíblia da cozinha tradicional portuguesa", considerou.

O primeiro-ministro quis ainda, pela mesma via, transmitir as suas "sentidas condolências" aos "familiares e amigos" da autora e apresentadora.

Anteriormente, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha já lembrado "com saudade" a "grande comunicadora" que foi Maria de Lourdes Modesto, que "durante anos se tornou numa figura muito simpática e popular da nossa televisão", referiu numa nota publicada no site da Presidência da República.

Maria de Lourdes Modesto morreu esta terça-feira após estar hospitalizada há já vários dias, na sequência dos problemas de saúde que a atormentavam durante os últimos anos, segundo o jornal Público.

Tida como um nome de destaque no universo da gastronomia portuguesa e autora de vários programas de televisão sobre culinária, Maria de Lourdes Modesto foi a autora de inúmeros livros de culinária, como é o caso do famoso 'Cozinha Tradicional Portuguesa'.

Nascida a 1 de junho de 1930, em Beja, conquistou uma maior popularidade graças às aparições televisivas desde 1958, ano em que foi convidada para apresentar um programa cultural na RTP. Um canal onde viria a ser o 'rosto', durante anos, de múltiplos programas dedicados ao universo da cozinha.

Leia Também: Morreu Maria de Lourdes Modesto, referência da gastronomia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório