CP sobre episódio xenófobo: "Não é compatível com valores que defendemos"

Empresa lamenta e repudia situação denunciada pelo influenciador digital Wandson.

coronavírus, covid-19, portugal, lisboa, comboio, CP, transportes, passageiros

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
14/07/2022 19:17 ‧ 14/07/2022 por Notícias ao Minuto

País

Comboios de Portugal

A CP - Comboios de Portugal já veio, esta quinta-feira, "lamentar e repudiar veementemente" o episódio xenófebo ocorrido num comboio, amplamente divulgado nas redes sociais depois da partilha do influenciador digital Wandson.

Num comunicado enviado pelo Conselho de Administração da CP a que o Notícias ao Minuto teve acesso, é referido que já "foi reportada uma queixa por comportamento xenófobo e que a CP-Comboios de Portugal já acionou todos os mecanismos necessários com vista à abertura de um inquérito interno".

"Caso se confirme o relatado, será instaurado o respetivo processo disciplinar", lê-se ainda.

Esta postura não é compatível com os valores que defendemos e não reflete, de todo, o comportamento dos restantes trabalhadores desta empresa

Recorde-se que, nos vídeos partilhados nas redes sociais, o influenciador digital  de nacionalidade brasileira começa por explicar que uma das passageiras do comboio em que circulava se queixou do calor que se fazia sentir no interior das carruagens, dado que o ar condicionado não estava a funcionar devidamente.

Quando Wandson concordou com esta afirmação, um homem ao seu lado proferiu as seguintes declarações: "Se fosse no teu país não estavas a reclamar… Qualquer um é português agora", disse.

No momento, gravado por Wandson, é possível ouvir a frase, com o passageiro a calar-se depois de perceber que estava a ser filmado.

Vários seguidores partilharam, mais tarde, a situação denunciada por Wandson.

A CP respondeu ao influencer através das redes sociais:

 

Leia Também: Wandson denuncia episódio xenófobo: "Qualquer um é português agora"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas