Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

The Times destaca comemoração do Tratado de Tagilde em Portugal

No dia 10 de julho de 2022 assinalaram-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

The Times destaca comemoração do Tratado de Tagilde em Portugal
Notícias ao Minuto

10:41 - 12/07/22 por Marta Amorim

País Tratado de tagilde

O The Times destacou esta segunda-feira o Tratado de Tagilde "um tratado pouco conhecido que lançou as bases da aliança mais antiga do mundo", numa amizade entre Portugal e Reino Unido, forjada a "chá e tropas".

Naquele pacto, Portugal comprometeu-se a ajudar João de Gante, Duque de Lencastre - por mar e por terra - contra Henrique II de Castela e/ou o Rei de Aragão. Mais ainda, o rei português não poderia adquirir quaisquer terras nos senhorios de Castela. Já no reino de Aragão as terras seriam daquele - D. Fernando ou João de Gante - que primeiro as conquistasse.

O jornal britânico assinala que este "foi celebrado com pompa e circunstância este fim-de-semana numa aldeia em Portugal". A aldeia, refira-se,  é Vizela. 

No dia 10 de julho de 2022 assinalaram-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, "baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países", que se iniciou com o Tratado de Tagilde a 10 de julho de 1372 e foi consolidada com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

O jornal recorda ainda o recente encontro entre António Costa e Boris Johnson. 

Vizela obteve em Londres cópia do Tratado de Tagilde
  
No âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, uma delegação de Vizela, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho, e pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, acompanhada pela Presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, efetuou ontem uma visita aos Arquivos Nacionais do Reino Unido, onde puderam ver o documento original do Tratado de Tagilde, assinado em Tagilde a 10 de julho de 1372.

Segundo uma nota no site da Câmara Municipal de Vizela, no local, Sean Cunningham Head of Medieval, Early Modern, Legal and Map Records, e Patricia Humphries do Chief Executive Office "promoveram uma visita privada aos documentos originais, do séc. XIV, que estiveram na origem da mais antiga aliança diplomática do mundo: o Tratado de Tagilde e o Tratado de Paz, Amizade e Aliança, declarações datadas de 1372 e 1373, respetivamente".

Segundo a autarquia, Vizela agilizou os procedimentos para obter uma cópia do Tratado de Tagilde, sendo que já dispõe neste momento de fotografias daquele Tratado.

Leia Também: Deputado do País de Gales foge após acidente com "medo de ser violado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório