Trinta estudantes experimentam "gravidade zero" em voo parabólico

Trinta estudantes, dos 14 aos 17 anos, vão participar num voo parabólico com partida em 16 de setembro da Base Aérea n.º 11, em Beja, anunciou hoje a agência espacial portuguesa Portugal Space.

Trinta estudantes experimentam "gravidade zero" em voo parabólico

© Facebook

Lusa
08/07/2022 19:04 ‧ 08/07/2022 por Lusa

País

Portugal Space

Os jovens são finalistas da iniciativa "Zero-G Portugal -- Astronauta por um Dia", promovida pela Portugal Space, e vão partir da base de Beja a bordo de um avião Airbus A310 da empresa francesa Novespace.

Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de "gravidade zero" que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.

Os 30 finalistas, metade raparigas, passaram pelo crivo de quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências, incluindo criatividade, perceção espacial, aptidões físicas e capacidades comunicativas.

Os "eleitos" serão no próximo ano letivo os "embaixadores" da iniciativa junto da sua comunidade educativa, sendo "responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo espaço", refere a Portugal Space numa nota de imprensa.

Leia Também: NASA perdeu contacto com sonda enviada para a Lua

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas