Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Comandante detido com álcool no sangue após transporte de doente

Em causa está o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil.

Comandante detido com álcool no sangue após transporte de doente
Notícias ao Minuto

17:29 - 08/07/22 por Beatriz Maio com LUSA

País Bombeiros

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil, Nuno Costa, foi detido, na quinta-feira, após conduzir alcoolizado uma ambulância com um doente.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou junto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra, o condutor, que se dirigia para o Centro de Saúde de Arganil tinha uma taxa de álcool no sangue de 1,2 g/l.

Nuno Costa demitiu-se após transportar, em estado de alcoolemia, um utente às urgências.

De acordo com o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arganil, Pedro Pereira Alves, em declarações à Lusa, o comandante comunicou-lhe telefonicamente, na quinta-feira, a intenção de se demitir, tendo formalizado por escrito a sua demissão do cargo durante o dia de hoje.

"Disse que não ficaria nem mais um minuto para não prejudicar a Associação, após ter cometido um erro crasso. Depois de ontem [quinta-feira] ter levado um doente às urgências, a GNR foi ao seu encontro para lhe fazer o teste do álcool que estava para além dos limites, na sequência de uma denúncia de um familiar que ia atrás da ambulância", informou.

Nuno Costa comandou os Bombeiros Voluntários de Arganil nos últimos 10 anos, tendo há pouco mais de meio ano manifestado a sua intenção de não ser reconduzido no cargo. "A sua comissão de serviço terminava em 10 de agosto, passando depois Nuno Castanheira a ser o novo comandante", acrescentou.

De acordo com Pedro Pereira Alves, o comandante "reconheceu imediatamente o seu erro crasso".

"Fiquei surpreendido com toda esta situação. Trata-se de uma pessoa séria, trabalhadora e correta, um comandante muito minucioso e que inclusive está a fazer uma pós-graduação em Proteção Civil", concluiu.

Leia Também: Três bombeiros feridos em acidente quando iam combater fogo em Leiria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório