Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Português foi uma das duas disciplinas com subida da média

As notas no exame nacional de Português subiram em 2021 em relação ao ano anterior, contrariando a tendência generalizada de descida das médias, segundo uma análise realizada pela Lusa a dados do Ministério da Educação.

Português foi uma das duas disciplinas com subida da média
Notícias ao Minuto

00:08 - 08/07/22 por Lusa

País Exames do Secundário

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, os exames nacionais de 2021 continham várias perguntas opcionais e as provas serviam, essencialmente, para acesso ao ensino superior.

Mas, no ano passado, havia menos perguntas opcionais e as notas acabaram por descer, com exceção de apenas duas disciplinas: Português e Geometria Descritiva.

Em Português a média subiu de 11,98 valores em 2020 para 12,05 no ano passado, um ligeiro aumento de 0,06 valores, numa escala de zero a vinte. Em Geometria Descritiva a subida foi mais acentuada, passando de 11,24 para 12,36.

Todas as outras disciplinas registaram uma descida da média, com destaque para a Matemática A, Física e Química A, Geografia A e Biologia e Geologia.

Num universo de 633 escolas analisadas, 599 obtiveram média positiva (94,6%) a Português e apenas 34 registaram uma média negativa (5,5%).

Com a melhor média nacional surge o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, onde a média dos 14 alunos que realizaram o exame foi de 17,91 valores.

A primeira escola pública entra em décimo lugar, com um único aluno da Escola Básica e Secundária António Bento Franco, na Ericeira, que realizou o exame e teve 16,5 valores.

Já no fim da tabela realizada pela Lusa, surgem sete escolas públicas e três privadas no grupo das dez com piores médias nacionais.

Leia Também: Exames. Mais de metade das escolas "chumbaram" em Física e Química

Recomendados para si

;
Campo obrigatório