Procurar

Incêndios. Portugal em alerta especial até dia 15 devido ao calor

Dispositivos preventivos no local reforçados com mais de 500 operacionais.

Incêndios. Portugal em alerta especial até dia 15 devido ao calor

© Global Imagens

Marta Ferreira
07/07/2022 19:12 ‧ há 3 anos por Marta Ferreira

País

IPMA

Portugal vai estar em estado de alerta especial durante a próxima semana, ou seja, das 00h00 de dia 8 de julho até às 23h59 de dia 15 de julho, segundo avançou a Proteção Civil, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

André Fernandes, comandante nacional de emergência e Proteção Civil, anunciou que, "face à situação meteorológica para os próximos dias", que durará "aproximadamente uma semana" foi decidido "elevar a partir das 00h de amanhã [8 de julho] seis distritos para o estado de alerta especial laranja".

Estes distritos são Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém. Quanto aos restantes 12 distritos de Portugal continental ficam em alerta amarelo.

Face à onda de calor que já se sente e ao risco de incêndio, foram também tomadas diferentes medidas de antecipação operacional, nomeadamente com o "reforço do dispositivo existente em todo o país".

Vão ser, indicou o comandante, preposicionados mais meios nos locais "historicamente mais vulneráveis" Este dispositivo foi reforçado com 535 operacionais face ao dispositivo já existente.

André Fernandes reforça ainda o apelo de manter todos os cuidados inerentes às condições climatéricas face ao risco de incêndio. 

O responsável pediu às pessoas para que tenham comportamentos adequados como evitar fazer fogueiras para que se possa ter "um nível de ignição o mais reduzido possível".

A Proteção Civil advertiu que "a situação é complexa devido às elevadas temperaturas", mencionando que, ao final da tarde de hoje, quatro incêndios florestais estavam ativos em Sever do Vouga, Ourém, Carrazeda de Ansiães e Guarda, que mobilizavam 1.045 operacionais e vários meios aéreos.

[Notícia atualizada às 19h26]

Leia Também: Situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco de incêndio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10