Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro assegura abastecimento de água para consumo e combate a fogos

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse hoje que está assegurado o abastecimento de água para consumo humano e combate aos incêndios florestais, apesar da situação de seca no país e das condições meteorológicas muito adversas.

Ministro assegura abastecimento de água para consumo e combate a fogos
Notícias ao Minuto

15:30 - 07/07/22 por Lusa

País Incêndios

"Independentemente de estarmos na situação de seca e de estarmos nesta situação em concreto de condições climatéricas muito adversas, o país está neste momento a gerir de forma muito profissional e organizada aquilo que são os recursos de água disponíveis e, portanto, não existe nenhuma necessidade do ponto de vista daquilo que é o abastecimento para consumo humano", afirmou Duarte Cordeiro.

O governante falava aos jornalistas após ter participado, juntamente com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Duarte Cordeiro precisou que as situações excecionais, nomeadamente em territórios do país que estão isolados, "estão a ser proporcionadas soluções para que a população não tenha falta de água".

O ministro salientou também que "globalmente não haverá dificuldades" no acesso a água para o combate aos fogos, admitindo no entanto que "poderá haver circunstancialmente problemas".

Duarte Cordeiro considerou que "é mais difícil todo este processo" de risco elevado de incêndio florestal devido a este ano ser "particularmente seco" e todo o território estar em situação de seca severa ou seca extrema.

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias.

Leia Também: Incêndios: Mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório