Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Tempo quente persistente" origina "onda de calor" em Portugal

Na generalidade do território, o IPMA prevê uma temperatura média acima dos 35ºC.

"Tempo quente persistente" origina "onda de calor" em Portugal
Notícias ao Minuto

22:47 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Comece a preparar as ventoinhas para o calor e o protetor solar para o sol, porque, segundo o Instituto Politécnico do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão voltar a subir nos próximos dias e espera-se um fim de semana muito quente. Soam também os alarmes para a possibilidade de ocorrerem incêndios florestais.

Segundo a nota no site do IPMA, o território de Portugal Continental "irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do nosso território".

A onda de calor tem origem num anticiclone a nordeste dos Açores, e deverá afetar todo o continente com uma "massa de ar muito quente e seco".

O instituto prevê que a situação se mantenha assim até ao dia 14 de julho.

Em termos numéricos, isto traduz-se numa acentuada subida da temperatura máxima, "esperando-se que se atinjam valores acima de 35°C na generalidade do território, exceto em alguns locais da faixa costeira ocidental, onde os valores serão entre 30 e 35ºC".

O 'pior' será mesmo no Sul do país, assim como nos vales do rios Tejo e Douro, onde se prevê que os termómetros atinjam os 40 graus ou, em algumas localidades, os 42 graus.

A noite também deverá ser seca, prevendo-se um aumento da temperatura mínima, acima dos 20 graus "em grande parte do território a partir da noite de 7 para 8 de julho".

Por causa deste aumento das temperaturas e do calor seco, além de baixos valores de humidade relativa do ar, o IPMA alerta ainda para um "aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve".

Leia Também: DGS recomenda mais medidas de proteção devido ao aumento da temperatura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório