Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de mil novos polícias iniciam curso de formação em novembro

Um novo curso de formação de agentes da PSP, com mais de mil elementos, deverá ter início em novembro e 943 polícias vão iniciar, em setembro, funções nas esquadras, disse hoje o ministro da Administração Interna.

Mais de mil novos polícias iniciam curso de formação em novembro
Notícias ao Minuto

19:28 - 06/07/22 por Lusa

País PSP

"No final de setembro concluem o curso de formação de agentes, 943 alunos da Escola Prática de Polícia, representando um contributo essencial no reforço e rejuvenescimento do efetivo policial. A estes irão juntar-se mais 1.020 alunos que, previsivelmente, iniciam a sua formação em novembro deste ano", afirmou José Luís Carneiro, na cerimónia do 155.º aniversário da Polícia de Segurança Pública.

Durante o discurso, o ministro assumiu o compromisso do Governo de "tudo fazer para corresponder às necessidades e à melhoria das condições de trabalho" dos polícias por "forma a assegurar a melhor capacidade de resposta, com a dignidade e qualidade que justamente merecem".

Nesse sentido, deu conta que o Governo está a construir, "em diálogo com os municípios", um pacote de medidas sociais que se "irá traduzir em ganhos de rendimento para os profissionais das forças de segurança, e que irá certamente beneficiar os polícias e suas famílias".

Também com o apoio de diversas câmaras municipais da área metropolitana de Lisboa, o Governo vai "promover a construção e reabilitação de vários espaços habitacionais que irão garantir alojamento a mais de mil polícias", acrescentou.

Segundo José Luís Carneiro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência estão previstos cerca de 40 milhões de euros destinados a alojamento para os policias e militares recém-formados, bem como para os seus agregados familiares, através dos serviços sociais da GNR e da PSP.

O governante disse também que o Ministério da Administração Interna, através do Fundo de Segurança Interna e do Instrumento de Gestão de Fronteiras e Vistos, garantiu para Portugal cerca de 107 milhões de euros em fundos europeus, duplicando o valor atribuído em relação ao anterior quadro de financiamento.

"Estes fundos contribuirão para a modernização das forças e serviços de segurança, sendo que a PSP terá à sua disposição financiamento para um conjunto alargado de projetos, em especial nas áreas das tecnologias, investigação criminal, segurança de fronteiras e controlo de armas e explosivos", referiu.

A cerimónia de aniversário da PSP foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Marcelo atribuiu à PSP a mais relevante condecoração portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório