Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Famosa estátua do Ardina retirada da Praça da Liberdade no Porto

Turistas vão deixar de poder "tirar a habitual foto junto à estátua 'O Ardina'", tal como referiu a Câmara do Porto.

Notícias ao Minuto

19:15 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Obras no metro

Foi retirada, na manhã desta quarta-feira, a estátua do ardina na Praça da Liberdade no Porto, por causa das obras do metro.

Os turistas vão, por isso, deixar de poder "tirar a habitual foto junto à estátua 'O Ardina'", tal como referiu a Câmara do Porto numa nota publicada na sua página oficial.  

A estátua será guardada numa reserva municipal onde permanecerá até ao final dos trabalhos da Linha Rosa do metro.

De acordo com a autarquia, a nova fase das obras obriga a "ajustes ao traçado da faixa de rodagem, atualmente em serviço no lado nascente", onde está localizada a estátua do Ardina e onde será construída a entrada para a futura estação S. Bento/Liberdade da Metro do Porto. 

"A oportunidade será aproveitada para proceder à restauração da icónica escultura que há mais de três décadas homenageia o homem que vendia jornais pelas ruas da cidade do Porto", salienta.

Recorde-se que em junho de 2021, a estátua do Ardina foi alvo de vandalismo, tendo sido arrancada a mão e o jornal que segurava. Posteriormente, os dois elementos foram recuperados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e recolhidos pela divisão de património cultural da Câmara do Porto.

Leia Também: Obras da nova linha de metro no Porto obrigam a remover estátua do Ardina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório