Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Faial. BE quer explicações sobre destruição de zona ambiental "sensível"

O BE pediu hoje ao Governo dos Açores explicações sobre a destruição de uma zona "ambientalmente sensível" na praia do Porto Pim, no Faial, que faz parte da Rede Natura 2000, destinada a proteger habitats na União Europeia (UE).

Faial. BE quer explicações sobre destruição de zona ambiental "sensível"
Notícias ao Minuto

15:10 - 05/07/22 por Lusa

País Açores

"O BE pediu hoje explicações ao Governo Regional pelo facto de ter sido destruída uma parte da duna da Praia de Porto Pim, uma zona ambientalmente sensível e protegida por diversos mecanismos legais", revela o partido em comunicado.

Segundo o BE, aquela duna foi destruída para "criar uma rampa de bagacina para o acesso de máquinas e veículos pesados ao areal".

O partido refere que a duna de Porto Pim é "composta por plantas de escassa distribuição" no arquipélago, destacando que a "conservação deste frágil ecossistema é dependente da biodiversidade vegetal que o cobre".

"O Bloco quer saber se a intervenção que levou à remoção de uma parte substancial da duna, que está a ser alvo de um projeto europeu de proteção ambiental, foi precedida de algum parecer técnico", lê-se no comunicado.

O partido, que tem dois deputados no parlamento açoriano, critica a destruição "unilateral", condenado a falta de "discussão" e "informação" prévia por parte do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

O BE lembra que as dunas de Porto Pim estão "classificadas como habitat prioritário pela Diretiva Habitats", que transpôs para Portugal a diretiva europeia sobre a conservação da natureza e da vida selvagem.

Aquelas dunas são ainda um "geossítio de interesse comunitário, numa área de especial interesse cultural, natural e paisagístico, que integra o Parque Natural da ilha do Faial e faz parte da Rede Natura 2000", alerta o Bloco.

A Rede Natura 2000 integra várias áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na UE.

Leia Também: Continente e ilhas das Flores e Faial com risco muito elevado de nível UV

Recomendados para si

;
Campo obrigatório