Faial. BE quer explicações sobre destruição de zona ambiental "sensível"

O BE pediu hoje ao Governo dos Açores explicações sobre a destruição de uma zona "ambientalmente sensível" na praia do Porto Pim, no Faial, que faz parte da Rede Natura 2000, destinada a proteger habitats na União Europeia (UE).

Faial é uma das ilhas para ter debaixo de olho

© iStock

Lusa
05/07/2022 15:10 ‧ 05/07/2022 por Lusa

País

Açores

"O BE pediu hoje explicações ao Governo Regional pelo facto de ter sido destruída uma parte da duna da Praia de Porto Pim, uma zona ambientalmente sensível e protegida por diversos mecanismos legais", revela o partido em comunicado.

Segundo o BE, aquela duna foi destruída para "criar uma rampa de bagacina para o acesso de máquinas e veículos pesados ao areal".

O partido refere que a duna de Porto Pim é "composta por plantas de escassa distribuição" no arquipélago, destacando que a "conservação deste frágil ecossistema é dependente da biodiversidade vegetal que o cobre".

"O Bloco quer saber se a intervenção que levou à remoção de uma parte substancial da duna, que está a ser alvo de um projeto europeu de proteção ambiental, foi precedida de algum parecer técnico", lê-se no comunicado.

O partido, que tem dois deputados no parlamento açoriano, critica a destruição "unilateral", condenado a falta de "discussão" e "informação" prévia por parte do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

O BE lembra que as dunas de Porto Pim estão "classificadas como habitat prioritário pela Diretiva Habitats", que transpôs para Portugal a diretiva europeia sobre a conservação da natureza e da vida selvagem.

Aquelas dunas são ainda um "geossítio de interesse comunitário, numa área de especial interesse cultural, natural e paisagístico, que integra o Parque Natural da ilha do Faial e faz parte da Rede Natura 2000", alerta o Bloco.

A Rede Natura 2000 integra várias áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na UE.

Leia Também: Continente e ilhas das Flores e Faial com risco muito elevado de nível UV

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas