Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Marcelo antevê período difícil no mundo mas vê esperança no Brasil

O Presidente da República considerou hoje que o mundo vai enfrentar um período difícil, antevendo efeitos prolongados da guerra da Ucrânia na economia e nas relações internacionais, mas apesar disso vê esperança no Brasil.

Marcelo antevê período difícil no mundo mas vê esperança no Brasil

Em resposta aos jornalistas, em São Paulo, onde hoje se reuniu com o anterior Presidente do Brasil, Michel Temer, e no sábado com o antigo chefe de Estado brasileiro Lula da Silva, Marcelo Rebelo de Sousa disse que foram encontros "muito interessantes" e permitiram "medir a temperatura" da situação do Brasil.

"E a temperatura está assim: o Brasil está, de facto, imparável do ponto de vista de juventude, do ponto de vista cultural, imparável. Do ponto de vista económico, há uma esperança, embora preocupada com a inflação, com a conjuntura internacional, com o que se passa no mundo, mas há uma esperança. É um país de esperança", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje também estará com o antigo chefe de Estado do Brasil Fernando Henrique Cardoso, defendeu que estes encontros "são muito importantes para ver como é que pode ser a confluência do Brasil com Portugal na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no mundo ibero-americano, mas sobretudo como é que se reage à situação da guerra, dos efeitos da guerra" na Ucrânia.

O Presidente da República qualificou a invasão russa da Ucrânia como uma "guerra global", que "deixa marcas" não apenas na Europa, tem efeitos "de um lado e do outro do Atlântico e nas relações e no posicionamento comum dos países no futuro".

A guerra "não está muito longe, porque a economia faz estar tudo perto, e o preço na economia e nas relações internacionais vai estar perto", reforçou, advertindo que os seus efeitos podem ser duradouros e "muito significativos".

"Vamos ter de enfrentar um período difícil. Estamos enfrentando e vamos enfrentar um problema difícil, inflação é uma questão difícil", concluiu.

Leia Também: Marcelo considera que encontro cancelado por Bolsonaro destacou Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório