Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Açores. Governo lança concurso para construção de matadouro em São Jorge

O Governo dos Açores lançou um concurso público para a construção de um matadouro na ilha de São Jorge, por 10,5 milhões de euros, depois de um primeiro procedimento, por 7,5 milhões, ter ficado deserto, revelou hoje o executivo.

Açores. Governo lança concurso para construção de matadouro em São Jorge
Notícias ao Minuto

18:35 - 04/07/22 por Lusa

País Açores

"Com um preço base de 10,5 milhões de euros" e um "prazo de execução previsto de 18 meses", a obra será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adiantou hoje o Governo Regional, em comunicado de imprensa.

O executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) tinha decidido, em Conselho de Governo, em fevereiro, lançar um novo concurso para construção do matadouro de São Jorge, subindo o preço base da empreitada de 7,5 para 10,5 milhões de euros, depois de o primeiro procedimento ter ficado deserto.

Em causa está a construção de uma "unidade integrada na Rede Regional de Abate, capacitada para o abate de bovinos, suínos, leitões e pequenos ruminantes, incluindo o tratamento das respetivas vísceras e subprodutos".

O matadouro de São Jorge terá capacidade para abater "100 bovinos, 75 suínos e 10 pequenos ruminantes por dia", satisfazendo "todas as normas relativas ao bem-estar animal e à proteção do ambiente".

Terá "estação de tratamento de águas residuais (ETAR), estação de tratamento e armazenagem de água potável (ETA) e infraestruturas necessárias ao funcionamento de uma unidade industrial desta natureza e dimensão".

A infraestrutura terá ainda "capacidade de frio composta por seis câmaras de arrefecimento e estabilização" e "uma sala de desmancha".

"Este investimento, reivindicado há muito pelos agricultores de São Jorge, vem melhorar significativamente a capacidade de abate instalada na ilha, contribuindo dessa forma para o incremento da rentabilidade das explorações, para o crescimento das exportações e naturalmente também para o aumento do rendimento dos produtores", avançou o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, citado em comunicado de imprensa.

O governante tinha dito, no fim de 2021, que o executivo pretendia investir 7,6 milhões de euros em obras em três matadouros da região em 2022.

"Para 2022, está previsto um investimento na rede regional de abate de 7,6 milhões de euros, desde logo a construção do matadouro de São Jorge, investimentos no matadouro da ilha do Pico, na receção do gado e nas câmaras de frio, e investimentos também no matadouro de São Miguel", adiantou, na altura, António Ventura.

Leia Também: Condenado em 2019 continuou a agredir a mulher e fica agora em preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório