Menina de 9 anos cria petição para tornar Língua Gestual numa disciplina

A petição já superou as 7.500 assinaturas de que necessita para ser levada à Assembleia da República e ser debatida no Parlamento.

PAN quer intérpretes de língua gestual nos hospitais públicos

© iStock

Notícias ao Minuto
04/07/2022 10:30 ‧ 04/07/2022 por Notícias ao Minuto

País

Língua Gestual

Aos nove anos de idade, Ana Caridade lançou uma petição online onde propõe que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) passe a ser uma disciplina obrigatória para os alunos do 1.º e 2.º ciclos (do 1.º ao 6.º ano de escolaridade).

Apesar da sua tenra idade, a menina sempre lidou com o universo da deficiência de perto. "Os meus pais trabalham na área da deficiência, a minha mãe tem uma deficiência e toda a minha vida vivi rodeada de pessoas com deficiência", pode ler-se na petição.

A aluna, atualmente no 4.º ano, explica assim que não entende "porque não ensinam língua gestual nas escolas", de forma a ensinar todas as crianças a aprenderem a falar "com as pessoas surdas não oralizadas".

Isto porque os "surdos não oralizados portugueses falam uma língua própria: a língua gestual portuguesa" e porque, neste momento, a "maioria das pessoas ouvintes não sabe falar essa língua, o que torna a comunicação praticamente impossível" entre ambas as partes.

A proposta, que prevê o ensino da Língua Gestual Portuguesa nos já referidos dois níveis de ensino, quer fazer com que a população seja capaz de "comunicar coisas básicas do dia a dia" com estas pessoas, de forma a tornar "Portugal um bocadinho mais inclusivo".

A petição já superou as 7.500 assinaturas de que necessita para ser levada à Assembleia da República e ser debatida no Parlamento, tendo já mobilizado mais de 11.000 pessoas para esta causa. Segundo a Deco Proteste, a petição já foi submetida à Assembleia da República, embora a data para a audição dos peticionantes ainda não tenha sido definida.

Leia Também: Rock in Rio. A Língua Gestual Portuguesa chegou aos palcos principais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas