Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Açores. Evento de 2,1 na escala de Richter registado na Terceira

Um sismo com magnitude de 2,1 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, segundo um comunicado do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Açores. Evento de 2,1 na escala de Richter registado na Terceira

O sismo teve lugar às 15:27 (mais uma hora em Lisboa) e epicentro a cerca de três quilómetros da Serreta, no concelho de Angra do Heroísmo.

De acordo o CIVISA, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada, na freguesia de Serreta.

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Um nível III nesta escala diz respeito a um evento "fraco", que pode ser "sentido dentro de casa", e a sua "vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", lê-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Leia Também: Cinco mortos e cerca de 100 feridos em sismos no sul do Irão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório