Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 27º

Autoridade Marítima Nacional participa em exercício no Rio Douro

Nesse exercício, terá sido simulado um embate de uma embarcação marítimo-turística, com 13 passageiros a bordo, num dos pilares da ponte rodoviária do Pinhão.

Autoridade Marítima Nacional participa em exercício no Rio Douro
Notícias ao Minuto

15:31 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

País Autoridade Marítima Nacional

A Autoridade Marítima Nacional participou, na terça-feira, no exercício de salvamento marítimo e de combate à poluição fluvial 'Rabelo 2022', organizado pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). Segundo informa uma nota publicada no site desta entidade, o exercício ocorreu no rio Douro, mais concretamente na freguesia do Pinhão, em Alijó.

Nesse exercício, terá sido simulado um embate de uma embarcação marítimo-turística, com 13 passageiros a bordo, num dos pilares da ponte rodoviária do Pinhão. O mesmo terá "provocando uma entrada de água a bordo e um derrame de hidrocarbonetos na zona envolvente do acidente", explica a mesma nota.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, esta iniciativa pretendeu "garantir uma adequada e eficaz mobilização dos meios locais e regionais, em colaboração com diversas entidades, por forma a responder a um pedido de salvamento marítimo e ao combate de poluição no meio marinho".

No preciso sítio onde aconteceu o acidente simulado, foi efetuado o resgate dos 13 passageiros da embarcação marítimo-turística para o cais do Pinhão, onde os mesmos foram auxiliados pelos elementos do INEM. Já o foco de poluição causado pelo incidente foi posteriormente contido e recolhido "com recurso a barreiras de contenção, tendo os elemento da Polícia Marítima procedido à recolha de amostras para análise", dá conta a mesma nota.

No local estiveram ainda elementos da Delegação Marítima da Régua, do Posto da Polícia Marítima da Régua, da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), do Comando Distrital das Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, dos Bombeiros Voluntários do Pinhão e dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e do INEM. A ação foi coordenada pela Capitania do Porto do Douro.

O exercício, segundo a Autoridade Marítima Nacional, "permitiu avaliar e testar os padrões de prontidão, através de uma eficaz e adequada utilização e gestão dos meios nas operações de busca e salvamento e na prevenção e resposta a um incidente de poluição do meio marinho".

Leia Também: Colisão entre dois barcos causa um ferido na ilha da Culatra

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório