Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Obras para prevenir cheias em Loures concluídas em 2023

A Câmara Municipal de Loures estima concluir em junho de 2023 uma intervenção na zona da várzea para prevenir a ocorrência de cheias, num investimento superior a cinco milhões de euros, disse à agência Lusa fonte do executivo.

Obras para prevenir cheias em Loures concluídas em 2023
Notícias ao Minuto

13:49 - 30/06/22 por Lusa

País Investimento

O lançamento do concurso para esta obra, que incidirá na ribeira da Póvoa e no rio de Loures, já foi aprovado e assim que se iniciar terá um prazo de execução de um ano, segundo explicou à Lusa o vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Loures (distrito de Lisboa), Nélson Batista (PSD).

"É uma obra muito importante que vai permitir controlar o risco de inundações numa zona crítica", afirmou o autarca.

A obra representa um investimento superior a cinco milhões de euros e beneficiará de financiamento comunitário, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

"Com esta obra, pretendemos garantir uma intervenção estrutural estratégica de controlo sustentável de cheias na várzea de Loures, numa extensão de 23 quilómetros e 18 linhas de água", indicou o autarca.

Nesse sentido, explicou, a intervenção permitirá reduzir o caudal afluente à zona crítica, promover o escoamento rápido das áreas com riscos mais elevados e regular o sistema fluvial.

Nélson Batista adiantou ainda que a autarquia pretende também levar a cabo uma intervenção nas ribeiras da zona de Palhais e Murteira, na freguesia de Loures, e de Pintéus, localizada na União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.

Leia Também: Campismo de Peniche fecha para obras e deixa utentes descontentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório