Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo concede a Paula Rego grau de Grande-Colar da Ordem de Camões

Pintora morreu a 8 de junho, aos 87 anos. Cumpre-se hoje em Portugal um dia de luto nacional.

Marcelo concede a Paula Rego grau de Grande-Colar da Ordem de Camões
Notícias ao Minuto

09:21 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Paula Rego

No dia do funeral de Paula Rego, que morreu a 8 de junho, aos 87 anos, e em que se cumpre em Portugal um dia de luto nacional saiu, em Diário da República, um decreto do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa onde o Chefe de Estado "concede à pintora Maria Paula Figueiroa Rego, de nacionalidade portuguesa, o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões", a título póstumo. 

"O Presidente da República, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, decreta, nos termos dos n.os 1 e 4 do artigo 46.º da Lei n.º 5/2011, de 2 de março, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 55/2021, de 29 de junho - Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, o seguinte: É concedido, à pintora Maria Paula Figueiroa Rego, de nacionalidade portuguesa, o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões", pode ler-se no documento.

Aquando do anúncio da data do funeral, o Governo confirmou que o dia de luto nacional seria cumprido hoje. "Nos termos do decreto aprovado em Conselho de Ministros no dia 8 de junho, o Governo anuncia que o dia de luto nacional pelo falecimento de Paula Rego será assinalado a 30 de junho, data em que se realizam as exéquias da artista, conforme indicação dada pela família da artista", podia ler-se num comunicado divulgado pela Presidência do Conselho de Ministros em 21 de junho.

O texto justificava que "Paula Rego foi uma artista maior da cultura portuguesa, com uma obra reconhecida incontornável no panorama artístico nacional e internacional, deixando um legado único que perdurará para sempre na história das artes plásticas".

Quem foi Paula Rego? 

Nascida em 26 de janeiro de 1935, em Lisboa, a artista estudou nos anos 1960 na Slade School of Art, em Londres, onde se radicou definitivamente a partir da década de 1970, depois de casar com o pintor Victor Willing (1928-1988), mas com visitas regulares a Portugal.

Em 2009, foi inaugurado um museu que acolhe parte da obra de Paula Rego, a Casa das Histórias, em Cascais, que tem organizado exposições do seu trabalho e em diálogo com outros artistas.

A artista foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989 e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013.

Foi distinguida, em Portugal, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2004 e, no Reino Unido, com a Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II em 2010, que lhe atribuiu o título de Dama, pela sua contribuição para as artes.

Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.

Leia aqui o decreto na integra.

Leia Também: Decretado luto nacional pelo falecimento de Paula Rego no dia 30 de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório