Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Aorta torácica. Cirurgia Cardíaca do CHUC implanta primeira prótese

Região centro tem agora uma nova opção terapêutica para doentes com patologia da aorta torácica.

Aorta torácica. Cirurgia Cardíaca do CHUC implanta primeira prótese
Notícias ao Minuto

17:17 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

País CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou, esta quarta-feira, que o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT) daquele hospital realizou, "pela primeira vez", a implantação de uma prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica.

Em comunicado, o CHUC revela que a intervenção cirúrgica foi realizada num doente de 67 anos, "com dissecção crónica da aorta ascendente, arco aórtico e aorta torácica descendente" e que o procedimento foi efetuado em estreita colaboração com o cirurgião cardíaco Juan José Legarra, diretor do serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Álvaro Cunqueiro, Vigo-Espanha. 

O diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do CHUC, David Prieto, explicou que "a intervenção consistiu na implantação da prótese híbrida Evita OPEN-NEO® que permitiu a substituição de toda a aorta ascendente e arco aórtico, bem como remodelagem da aorta torácica descendente".

"O procedimento e o internamento do doente decorreram sem intercorrências com alta clínica ao oitavo dia", acrescentou. 

O médico explica que esta esta nova opção terapêutica "tem como objetivo dotar a região Centro da capacidade para o tratamento agudo/crónico das patologias de toda a aorta torácica, tais como aneurismas e dissecções da aorta torácica" .

Após este "importante passo", será criada "uma consulta externa em conjunto com a Cirurgia Vascular do CHUC, para facilitar a referenciação destes doentes de toda a região Centro, os quais eram, até agora, orientados para outra unidade nacional e/ou internacional". 

"A abordagem conjunta destas patologias, numa área em que ambas as especialidades se complementam, é uma mais-valia considerável para o tratamento dos doentes", assinalou o médico.

Leia Também: Temido diz que não é possível acabar com recurso a médicos tarefeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório